quinta-feira, 21 de abril de 2011

apprivoiser cativar[1]




Criatividade como a capacidade de "encontrar respostas inusitadas, às quais se chega por associações muito amplas". O pensamento divergente entra com a finalidade de produzir diversas soluções possíveis. No pensamento divergente avança-se para muitos lados. Tão logo seja necessário, ele muda de direção e leva com isso a uma pluralidade de respostas...

                                                                                                                    Guilford


Só conhecemos bem o que cativamos. Cativar significa criar laços, laços entre eu e o outro, entre eu e a materialidade oferecida no processo criativo - ligar o exterior e o interior (imaginário). A troca entre esses elementos se aproxima de uma espiral, que possibilita ver a mesma imagem operadora em diferentes modos de representação.


[1] Tradução de Dom Marcos Barbosa para o verbo “apprivoiser” [cativar], que significa literalmente domesticar, domar, amansar, e figuradamente familiarizar, civilizar, ou ainda refrear(se), conter(se, abrandar(se). – José Ronaldo Faleiro.

Um comentário:

DominiqueFasilon disse...

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
Depois se um tempo na academia venho me respondendo o porque de fato escolhi o curso de licenciatura em teatro. Acredito no poder de que todos tem com relação a criatividade, e sei das inúmeras possibilidades de descobertas para os relacionamentos que esse processo vai proporcionar.
E quando descobrimos, quando relacionamos,quando aprendemos a perceber nos tornamos responsáveis pelos desdobramentos sociais... e pelo monte de coisas que estamos a descobrir.